A Sarita Livros é um ponto de encontro para tornar as publicações possíveis, no sentido mais amplo de compreensão do livro em seus diversos formatos, suportes e métodos de criação. Dialogamos com editoras artesanais, independentes, cartoneras e artistas gráficos. Uma célula criativa para expressar saberes, aspirações, abstrações, sentidos e consciências através de zines, livros artesanais, livros independentes em formato físico ou digital, pôster, cartazes, cartões postais e outras possibilidades criativas.
Quem toca a Sarita Livros?
Catraca Mayer (pronomes elu/ele) é Doutor em Inglês – Teoria Literária e Cultural e Mestre em Inglês – Linguística e Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina e Licenciado em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. Desenvolveu sua tese de doutoramento, defendida em 2017, em torno da crítica queer decolonial ao conceito de metronormatividade no contexto do cinema latinoamericano. Dedica-se, há sete anos, à publicação e produção artesanal de livros e zines voltados à disseminação de conhecimentos dissidentes, de inspiração anárquica e libertária. Atualmente, desenvolve atividades voltadas à crítica queer ao trabalho, à construção de éticas e práticas de sobrevivência autônoma e à propagação do ciclismo urbano como tática queer de afronta à vulnerabilização de corpes dissidentes nas cidades.
Catraca Mayer (@catracaed)
catraca@saritalivros.com.br
Tenho experiência em diversas áreas profissionais e criativas, incluindo internet, música, filosofia, cinema e artes visuais. Sou apaixonado por filmes antigos, pedalar pelas ruas desertas da cidade, apreciar a chuva caindo, ouvir música extrema (RABM) e formatar computadores para instalar distribuições Linux. Atualmente, colaboro com editoras na produção de livros físicos e digitais. Estou sempre aberto para conversas, oficinas e colocar a mão na massa.
Tiago Jaime Machado, vulgo Baderna (@badernajaime)
Editor, artista gráfico e livreiro.
tiago@saritalivros.com.br
Uma espaçonave para fazer livros
Você pode utilizar o espaço para aprender e compartilhar conhecimentos, aprimorar suas práticas em fazer livros ou passar uma tarde entre cafés, chá gelado e black metal antifascista. Queremos muito a sua visita por aqui:
Sarita Livros
Rua Dona Hermínia, 2392
Gonçalves
Cachoeira do Sul - RS
CEP 96501-232
De onde vem esse nome?
No distante extremo-sul do Brasil entre o balneário do Cassino e a barra do Chuí está o Farol Sarita, inaugurado em 12 de Outubro de 1909 é a nossa inspiração para compreender os faróis da solidão como uma bela analogia às nossas atividades. Lá distante de tudo, num local isolado do mundo, está o farol a cumprir seu ofício de entusiasmar a contemplação de pessoas criativas e sonhadoras.